sexta-feira, 13 de agosto de 2010

zzzzZZZZZZ....

Dormir

Já pararam para pensar sobre esse presente divino? Quase tão bom quanto comer, beijar e trep..., é dormir.

Lógico que - todo mundo sabe - o tanto de horas necessárias para encostar a cabeça no travesseiro e "zzzzzzz" depende do organismo de cada pessoa. E, justamente por isso, nada de julgamentos se você que só precisa de quatro/cinco horas de sono por dia, convive com alguém (eu, por exemplo) que costuma "suspender temporariamente a atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária" (definição via Wikipédia) por volta de nove/dez horas por dia!

Usualmente ouço ao telefone o meu namorado dizer: - Já vai dormir de novo, amor? Ou assim: - Já sei, vai dormir seu sono da beleza. Ou ainda assim: -Aposto que está deitadinha para tirar seu cochilo.

Detalhe 1: Ele é um ser "presenteado" com a vontade quase constante de estar acordado, que costuma se levantar cedo - mesmo quando não tem nenhum compromisso - e ainda não faz questão alguma do cochilinho após o almoço - hábito que sempre tenho quando não estou trabalhando.

Detalhe 2: Não pensem que, por eu aproveitar costumeiramente os momentos de solidão em casa para, bem, cair no sono, eu sou uma preguiçosa ambulante! Gente, como falei no início do post, eu só gosto de dormir e pronto!

Tá, vocês podem dizer que, depois que morrermos, teremos tempo suficiente para dormir e que a vida está passando por mim etc, etc...

E quem disse que eu não vivo enquanto durmo? Já assistiram ao filme "A origem", com Leonardo DiCaprio? Sobre a realidade paralela dos sonhos?
Minha psicanalista (na época em que fazia análise) sempre perguntava como estavam minhas noites de sono e se/o quê eu havia sonhado. Ela dizia que, por meio dos sonhos, nos deparamos com desejos/medos/frustrações e que, ali, nos preparamos para enfrentar a realidade em que vivemos. É algo profundo, meio viajante, mas eu acredito nisso. Sonhar já me ajudou muito aqui, nesse plano real.

Ah, fora que, existem vários tipos de "dormidas" e todas são muito gostosas!

Quando o colchão está novinho - tem gente que não gosta, mas eu amo colchão novo e bem durinho. A coluna agradece!;

Tem a dormida com os lençóis recém-lavados e com cheirinho de amaciante. Humm, delícia!;

E o sono a dois? Com as perninhas e os pezinhos enroscados? Existe algo mais romântico?;

Dormir com som de pingos de chuva e sentindo friozinho também é bom demais;

Uma boa dormida numa rede bem espaçosa (aqui também cabe um sono acompanhado);

Quem diz mais?



Benefícios de se dormir bem:

- Proteção contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.

- Evitar o stress.

- Estabilizar os níveis da respiração.

- Melhorar a memória e as capacidades intelectuais.

- Aumentar a produção de colagénos.

- Descansar os órgãos do corpo.

- Aumentar a melatonina (hormônio que regenera as células).

Nenhum comentário:

Postar um comentário